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Desvendando 3 Mitos Sobre Propriedade Que Bloqueiam Sua Vida Organizada

No início da minha jornada pelo minimalismo , percebi que, para viver uma vida organizada , eu precisava de uma auditoria de propriedade. Para me desfazer de coisas não utilizadas — e interromper seu fluxo constante — primeiro foi necessário um “exame completo dos meus motivos de acumulação”. Em suma, eu precisava entender por que eu possuía o que possuía. Mas a propriedade, como se vê, é um território obscuro. Se simplesmente comprássemos e guardássemos coisas por necessidade, sua nebulosidade diminuiria.  Graças às pressões e tendências sociais derivadas da publicidade, sem mencionar a facilidade dos botões "compre agora", analisar os "porquês" por trás de nossos hábitos de compra nem sempre é simples. Para finalmente organizar minha vida, eu precisava olhar mais profundamente. Então, comecei minha auditoria gentilmente , observando meu consumo de uma forma observadora, mas não julgadora. Considerei meu estado emocional, minhas aspirações e meus medos. ...

Como organizar livros: 2 métodos para minimizar sua coleção



Um dos meus maiores e mais gratificantes desafios na vida minimalista tem sido aprender a organizar os livros.

Meu amor por livros começou na adolescência e independentemente dos meus motivos iniciais de leitura, me apaixonei por livros logo no começo e nunca olhei para trás.

Eu era tão rápida para comprar um livro quanto para lê-lo. O problema era que minha coleção de livros se acumulava; livros entravam, mas nunca saíam. Logo eu tinha caixas e mais caixas pesadas de livros já lidos.

Agora, ainda acho que comprar livros é um investimento maravilhoso (e recentemente escrevi um chamado Protocolo Minimalista, que foi lançado no final de 2024).

Os livros moldam quem somos e têm o poder de mudar uma vida. Até Mark Twain disse que bons livros eram um requisito para “a boa vida”.

Os livros também são bons para nossa saúde geral. Um estudo de 2009 da Universidade de Sussex nos EUA revelou que meros seis minutos de leitura podem reduzir o nível de estresse de uma pessoa em 68 por cento. (Planeja ler este blog por pelo menos seis minutos? Seus níveis de estresse serão menores por isso.)

Mas foi só quando adotei um estilo de vida minimalista que percebi que não era do meu interesse mantê-los todos. Conforme comecei a me desapegar e a desobstruir meus pertences não usados e não amados, comecei a ver os livros de forma diferente e finalmente aprendi a deixá-los ir...

 

Livros são como café

 

O minimalismo me mostrou que um livro é como seu café favorito. Imagine o seu. O meu é aquele coado no bule. Você toma um gole, aproveita, consome... e então segue em frente. O mesmo vale para um livro: você o lê, consome seu conteúdo e então o passa adiante.

Isso não significa que você precisa se livrar de todos os livros que possui, mas significa que, se seu objetivo é se livrar dos seus livros, você pode manter apenas os seus favoritos.

Nas palavras de Francine Jay, “Lembre-se: você não é o que você possui. Armazenar todos aqueles livros não o torna mais inteligente; apenas torna sua vida mais desorganizada.”

Aqui estão dois métodos diferentes para ajudar você a organizar seus livros:

 

Método nº. 1 para organizar livros: O Método dos Limites

 

O primeiro método para organizar livros é sistemático, até mesmo lânguido. Se você não tem pressa para eliminar sua coleção e quer manter todos os livros que possui antes de realocá-los, então o Método dos Limites é para você. Seu objetivo: definir os limites físicos onde seus livros ficarão e, então, manter apenas um número de livros que se encaixem nesses limites.

Veja como organizar seus livros usando o Método dos Limites:

 

Escolha onde você irá expor seus livros

Quanto espaço você quer que sua coleção de livros ocupe? Isso pode variar de uma estante a uma prateleira. Eu escolhi a última e adoro manter apenas meus livros favoritos em uma prateleira no meu armário.

Mantenha quantos livros quiser, mas eles simplesmente não podem ultrapassar esse espaço designado. Descobri que, em média, 12 livros cabem em 30 cm de espaço de prateleira. Então, se você estiver escolhendo uma prateleira de 90 cm de comprimento para abrigar sua coleção de livros (como eu), então planeje manter cerca de 36 livros. Defina suas diretrizes antes de organizar para garantir os resultados desejados.

 

Decida onde você planeja doar seus livros

Antes de organizar seus livros, decida para onde você vai doá-los. Saber o destino futuro deles pode ajudar você a deixá-los ir. Eles estão indo para um cebo cujos lucros ajudam uma boa causa? Para a biblioteca local? Para uma escola ou abrigo para mulheres? Você vai doar vários para amigos? Escolha um site de doação que você se sinta bem em apoiar.

 

Coloque todos os seus livros em uma pilha

O próximo passo para organizar os livros é colocar todos os livros que você tem em um lugar central. Pegue livros do carro, debaixo da cama, armários — localize todos eles. Empilhe-os ou coloque-os espalhados pelo cômodo, um por um; não há apresentação errada, apenas certifique-se de que você pode ver cada um.

Na primeira vez, precisei de uma sala inteira para organizar meus livros. Minha coleção era enorme.

 

Descarte imediatamente todos os livros que fazem você se sentir mal

Comece a observar sua coleção de livros a serem desobstruídos. Algum dos livros invoca emoções negativas? Desobstrua esses livros imediatamente colocando-os em sua caixa de doações.

Um livro, assim como roupas, pode desencadear sentimentos de culpa se for um livro que você comprou, mas negligenciou a leitura — você está sujeita a dizer "deveria" a si mesma toda vez que vê o livro. Livros podem ser comprados para nossos "eus aspiracionais" — a pessoa que você "poderia" ser, mas não é (e provavelmente não é realmente chamada para ser).

Você tem um livro sobre como falar espanhol, mas só sabe “hola” há cinco anos? Deixe para lá. Você tem um livro sobre como usar uma câmera SLR digital, mas não se aventura a sair do seu iPhone? Deixe para lá. Se isso faz você se sentir estressada, ou faz você se sentir como se devesse ser alguém que não é, deixe esse peso para lá.

 

Questione o resto dos seus livros

Depois de se livrar de todos os livros que lhe causam estresse, comece a segurar cada livro individualmente e tome uma decisão.

Faça a si mesma duas perguntas: “Eu realmente amo este livro?” e “Eu faço referência a este livro com frequência?” Se a resposta for sim para qualquer uma delas, então guarde-o. Se não, então doe-o.

Às vezes, os livros podem parecer itens sentimentais. Explorar a emoção pode ajudar a deixá-los ir.

Além disso, lembre-se de que você pode alugar quase qualquer livro da biblioteca, alugá-lo (sem custo) no aplicativo Audible ou comprá-lo por alguns reais em uma livraria de livros usados, caso precise lê-lo novamente. Não deixe que um livro que você gosta apenas pela metade atrapalhe seu espaço de convivência.

 

Coloque seus livros favoritos no espaço designado

Reúna sua pilha de guardar e veja se ela cabe no seu recipiente designado. Se couber, parabéns, você terminou! Se você guardou mais livros do que tem espaço, faça isso. Examine sua pilha de guardar e retire apenas os seus favoritos. Se seu objetivo é organizar seus livros, você simplesmente não pode mantê-los todos. Coloque seus livros favoritos no espaço designado. Empacote aqueles que não passarem do segundo corte e guarde-os por três meses.

Quando você revisitá-los, será muito mais fácil deixá-los ir. Se ainda for difícil, considere alterná-los a cada duas semanas e veja se você realmente ainda gosta/faz referência a eles. Se não, deixe-os ir.

 

Use a regra de 1/1 para novos livros

Quando você compra um livro novo, um antigo terá que ser descartado (pense em "um entra, um sai") para respeitar seus limites e manter seu espaço organizado.

 

Método nº. 2: A tarefa de Recall

 

O segundo método para organizar livros é rápido e implacável. Se você está pronto para ter uma coleção com curadoria em pouco tempo, então a Tarefa de Lembrança é para você. Seu objetivo: lembrar apenas dos livros que você ama e manter apenas esses.

Veja como organizar seus livros usando a Tarefa de Recall:

 

Relembre seus livros favoritos

Vá para algum lugar longe da sua pilha de livros (eu sugiro dar uma volta ou ir a uma praça ou cafeteria se possível, assim você não fica tentado a dar uma olhada nos seus livros) com um papel e caneta ou o aplicativo de Notas no seu telefone. Então faça uma lista de todos os livros que você consegue lembrar e que você realmente ama. Pense nos livros que vão mudar sua vida e que você vai reler, aqueles que você mal pode esperar para ler e aqueles livros de referência que são basicamente parte de você agora.

 

Alinhe sua coleção com sua lista

Retorne à sua pilha de livros e separe todos os livros que você lembrou e escreveu na sua lista. Agora, você pode ser implacável e doar o resto da pilha. Ou você pode navegar pelo que sobrou e adicionar mais alguns livros à sua "pilha de guardar". Mas tenha cuidado com isso: se você não conseguiu pensar no livro, você realmente sentirá falta dele? Só você pode saber.

 

Para concluir

 

Aprender como organizar livros — e então agir — é uma parte importante da sua jornada minimalista. Por que não escolher o “método de organização de livros” acima que ressoou mais com você, e começar?

Livros não usados e não amados que você está guardando "só por precaução" ou simplesmente retendo porque gastou dinheiro neles são desordem. E desordem nos pesa.

Aqui está o momento de se cercar apenas de livros que o elevam e o desafiam a se tornar a pessoa que você foi chamada a se tornar — e, felizmente, deixar o resto de lado.

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